Ensino Remoto

Interação Online

Na educação remota, as aulas podem ser gravadas, mas geralmente são ao vivo. A característica mais comum, no entanto, é que elas acontecem – ou são disponibilizadas – nos dias e horários em que aconteceriam as aulas presenciais.


O material utilizado nessas aulas é elaborado pelo professor da disciplina, pensando nos alunos da turma de forma individualizada, focados na necessidade do grupo (ou do indivíduo, em casos de aulas de reforço). Por isso, o material é personalizado, com um plano de ensino apropriado para o momento e um cronograma adaptado para a situação.


Alunos e professores estão sempre interagindo nas aulas remotas, e é possível tirar dúvidas durante as aulas ou por outros meios de comunicação. As avaliações finais também são personalizadas de acordo com o conteúdo visto nas aulas, considerando as condições dos professores e alunos.

Metodologia

Comunicação e movimento

Etapas

Desenvolvimento do
ensino remoto


Aulas

Ambiente tecnológico como meio de aprendizagem

A Escola Conexão Aquarela, desde março/2020 opera com a aprendizagem remota. O cenário causado pela pandemia da Covid-19 foi de suspensão de aulas presenciais, mas através da licença Google for education, o ambiente de aprendizagem apenas foi ressignificado.

Da educação infantil ao ensino médio, nossos alunos tiveram a continuação das aulas no formato remoto, com aulas síncronas com o professor online e assíncronas, com vídeos, roteiros de aprendizagem e atividades, adequados à legislação vigente de acordo com o Conselho Nacional de Educação e alinhado à BNCC.

O calendário foi adaptado, conforme nota do Ministério da Educação, onde as avaliações bimestrais foram aplicadas e o ano letivo deverá terminar ainda em 2020.

O ambiente de aprendizagem por meio da tecnologia já faz parte da escola, a Educação 4.0 é o learning by doing (aprender fazendo), que tem a experimentação como base para a absorção de conhecimento e desenvolvimento de competências. Com metodologias ativas e um aprendizado colaborativo, os alunos se tornam protagonistas do saber. Esse engajamento acontecia no presencial e se perpetuou durante as aulas remotas.

Salas Conectadas

Um pouco de nossos bastidores, a tecnologia está nos conectando nesse momento em que o abraço está difícil

× Como posso te ajudar?