Este ano a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) lançou uma proposta para toda a Rede do Programa de Escolas Associadas para promover e difundir a paz, tendo quatro pilares da Educação como base: a cultura da paz, a defesa dos direitos humanos, a diversidade cultural, além dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A proposta foi confeccionar uma bandeira em conjunto com toda a comunidade escolar.
Muitas ideias surgiram, alunos, professores, coordenadores reuniram amor e criatividade para desenvolver esta bandeira, no nosso caso, o “Manto da Paz”, como foi intitulado. O Manto Amazônico da Paz representa a força da nossa diversidade. Representa o nosso povo e sua cultura, os rios, a fauna e a flora e fará parte da exposição virtual da Unesco, no dia 21 de setembro, Dia Internacional da Paz.
A apresentação do nosso manto foi no dia 6 de setembro, onde relembramos os principais acontecimentos da história do povo brasileiro na quadra esportiva da Escola, ao som da banda do exército do nosso Estado, com a bandeira do Brasil, do Amapá e da Escola Conexão Aquarela sendo hasteada. Momento de muita emoção ao ver de perto o trabalho incrível que foi construído por diversas mãos de todas as idades.
Acreditamos que a Amazônia e seus povos originários têm pedido socorro e suplicado por paz. Por isso, cada detalhe nele simboliza uma vivência, uma história. Em sua base, tem A VIDA NAS ÁGUAS, representada pelos barquinhos de papel produzidos pelas crianças da Educação Infantil que sonham com a paz das águas.
Sobre a base, temos a FLORA, que as crianças do Ensino Fundamental Anos Iniciais representaram com flores de tecido que nos mostram a cultura local, desde a sua culinária, pontos turísticos e canções.
Subindo, chegamos na FAUNA, representada pelos desenhos incríveis de animais da nossa região, onde os artistas são as crianças do Ensino Fundamental Anos Finais nos mostrando o quão importante é o equilíbrio das espécies.
No topo do nosso manto, temos a nossa “POMBA DA PAZ”, representada pelo Beija-flor Brilho de Fogo, Topaza Pella, que é raro na Amazônia, bordado todo à mão e decorado por estudantes do Ensino Médio.
Por todo o manto encontramos a Geometria índígena Maracá e Cunani, desenhadas em palha de tururi da floresta amazônica. Observamos ainda as continhas coloridas de madeira, espaçadas por grupo de 7 continhas, que representam também a tecelagem indígena, para eles o número 7 sempre está relacionado aos atos religiosos. O manto aberto também representa um cocar índigena ou ainda a saia de Marabaixo que é umas das nossas manifestações culturais. O laço que o fecha tem fibra da bananeira, semente de jarina e botão de casca de coco. Portanto, o nosso manto representa a paz que nós precisamos e queremos: a valorização e o respeito por toda a espécie de vida na Amazônia que é o coração do mundo.
Todos ficaram muito emocionados com a entrada da nossa querida “tia” Eliane Verde, fundadora da escola, trazendo o manto para a apreciação de todos nesta data tão significativa. Que ele possa levar a nossa mensagem para todos os lugares por onde passar, de forma presencial ou mesmo, à distância, como chegou até você querido leitor que está acompanhando este blog.