Na nossa escola, celebramos o Dia dos Povos Indígenas para promover respeito, valorização e compreensão das diversas culturas que enriquecem o Brasil e o mundo.
Essa celebração permitiu que as crianças desenvolvessem uma consciência crítica sobre a história e a diversidade cultural, destacando a importância dos povos originários na construção da nossa sociedade. Incentivamos a inclusão e o reconhecimento dos direitos dos povos indígenas desde cedo, preparando nossos alunos para serem cidadãos conscientes e respeitosos.
Durante a semana de 8 a 12 de abril, nossos estudantes participaram do Projeto Conexão Intercultural para conhecer diferentes povos indígenas. Eles vivenciaram experiências práticas e sensoriais com tinturas naturais, culinária, instrumentos musicais e manufatura indígena, como tecelagem e estamparia. Estudos sobre tipos de moradias indígenas e a representatividade do cocar também fizeram parte das atividades.
Promovemos rodas de conversa para discutir expressões e pensamentos que não devem mais ser usados para se referir ao dia 19 de abril, os estudantes pesquisaram sobre lendas indígenas, a importância da culinária, termos indígenas presentes no cotidiano e aqueles que se perderam com o tempo. Eles também estudaram intelectuais e pensadores indígenas brasileiros e falaram sobre os povos do Oiapoque e as etnias que vivem no município.
uarela.
Para enriquecer ainda mais essa experiência, recebemos a visita da Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, com o apoio do Instituto Akari. Eles proporcionaram atividades como roda de conversa, pintura corporal e a apresentação da dança Turé, uma típica dança da cultura.
Ao promover a compreensão e o respeito pela diversidade, este projeto contribui para a formação de cidadãos globais conscientes e abertos ao diálogo intercultural.